sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os bancos e a arte de fabricar dinheiro José Luís Gonzales del Moral

Quase todo mundo tem contas correntes e de poupança e quase todo mundo paga juros, deposita, faz transferências... Mas praticamente ninguém, nem mesmo a maior parte dos empregados e diretores dos bancos, está a par dos mecanismos que movem as engrenagens do sistema bancário. O natural seria que, ao abrir uma conta, cada um fosse devidamente informado a respeito do assunto. É claro que isso não acontece, mas, em todo caso, nada nos impede de imaginar como seria...

Cliente: Para que existem os bancos?

Banqueiro: Bem... para ganhar dinheiro, naturalmente.

C: Para que os clientes ganhem, claro.

B: Não, para que os bancos ganhem.

C: E por que a publicidade bancária não menciona esse fato?

B: Não seria de bom gosto, mas isso está subentendido quando se faz
referência a reservas e coisas do tipo. Esse é o dinheiro que se ganha.

C: Evidentemente, ganha-se esse dinheiro dos clientes...

B: Presumo que sim.

C: Bom, e quando se fala em ativos, alude-se também a dinheiro que o banco ganhou?

B: Não exatamente. Esse é o dinheiro que se usa para ganhar dinheiro.

C: Ah, tá! Suponho então que o guardem numa caixa-forte...

B: De modo nenhum. Nós o emprestamos a nossos clientes.

C: Então os senhores não o têm?

B: Não.

C: Então, como podem chamá-lo ativo?

B: Porque ele realmente seria assim se pudéssemos recuperá-lo.

C: Mas... certamente têm algum dinheiro guardado em algum lugar!

B: Claro que sim. Normalmente temos uma quantidade igual ao ativo, a que chamamos de passivo.

C: Mas, se o têm... como podem chamá-lo de passivo?

B: Porque não é nosso.

C: Então, por que o têm?

B: Porque os clientes nos emprestaram.

C: Mas, como? Quer dizer que são os clientes que emprestam dinheiro aos bancos?

B: Exato. Depositam dinheiro em nossas contas... e realmente o emprestam ao banco.

C: E que fazem os bancos com o dinheiro?

B: Emprestam-no de novo aos clientes.

C: Não disse o senhor que o dinheiro que vocês emprestam corresponde aos seus ativos?

B: Sim.

C: Mas então quer dizer que o passivo que vocês recebem dos clientes e o ativo que vocês emprestam... são a mesma coisa!

B: Nossa! Eu não seria tão categórico!

C: Eu deposito R$1.000 em minha conta e o banco me deve esse dinheiro (que é o passivo), mas eis que o emprestam a outra pessoa (o ativo) e ele... tem que devolvê-lo. Mas... não são os mesmos R$1.000?

B: Com certeza!

C: Então, se ambas as operações se anulam... os bancos NÃO TÊM NENHUM DINHEIRO!

B: Isso é só em teoria...

C: Esqueça a teoria. Se não têm dinheiro... de onde tiram suas reservas?

B: Já lhe disse... é simplesmente dinheiro que ganhamos...

C: Como?

B: Se o senhor nos traz R$1.000, só utilizará, em princípio, dez por cento dessa quantia. Os pagamentos grandes são feitos com talão. Nós guardamos R$100 para quando o senhor precisar de dinheiro propriamente dito.

C: E o resto?

B: Bem, a partir de cada um daqueles R$100 restantes lucramos R$1.000.

C: Vocês lucram R$9.000 com base nos meus R$1.000 iniciais?

B: Claro, pois da mesma forma que o senhor só utiliza R$100 dos R$1.000, com os outros acontece o mesmo.

C: E cobram juros?

B: Claro, ao redor de 19% a 20%, que seria o lucro.

C: Mas são 20% sobre R$9.000 a partir de R$1.000!

B: Algo assim.

C: E por que não é meu esse lucro? Afinal, não se trata do meu dinheiro?

B: É a aplicação das teorias bancárias...

C: Mas tenho que cobrar-lhes juros, pois se trata do meu dinheiro!

B: Isso o senhor já faz. Dependerá do tipo de conta, desde 0.5% até 6%
ou 8% para depósitos a prazo, dependendo da taxa.

C: Mas que negócio estou fazendo!

B: Claro que esse juro o senhor recebe no caso de não retirar seu dinheiro.

C: Mas é claro que vou retirá-lo! Se pensasse nunca mais sacá-lo... eu o teria enterrado no jardim!

B: Não vamos gostar se o sacar de novo...

C: Por que não? Se o mantenho no banco, o senhor me disse que é passivo (dinheiro que vocês devem)... Penso eu que os senhores ficarão contentes por ver que reduzo suas dívidas.

B: Não! Isso não nos interessa.... Se o senhor o retirar não poderemos emprestá-lo a ninguém!

C: Mas se quero sacá-lo, terão que dá-lo a mim!

B: Certamente.

C: Então... suponha que já emprestaram meu dinheiro a outro cliente.

B: Nesse caso lhe daremos o dinheiro de outra pessoa.

C: Mas... e se essa pessoa também o quiser?

B: O senhor está sendo propositadamente obtuso!

C: Pois eu acho que estou sendo é agudo. O que aconteceria se todo mundo quisesse seu dinheiro ao mesmo tempo?

B: A teoria bancária diz que isso não acontecerá NUNCA.

C: Quer dizer que os bancos têm por princípio NÃO SE VEREM OBRIGADOS A CUMPRIR COM SEUS COMPROMISSOS.

B: Eu não exporia a questão nesses termos...

C: Claro. Enfim, acho que já falamos bastante.

B: Bem, prezado cliente, agora o senhor não tem mais que depositar uma quantia para abrir sua conta.

C: Ah, sim, agradeço. Mas, pensando bem, se vou abrir uma conta... não seria melhor negócio que eu abrisse um banco?


Fonte:
http://www.samamultimidia.com.br/port/catalogo/art04-bancos .html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A verdade nua e crua!!!


Mesmo que você esteja em uma minoria de um a verdade continua sendo verdade ainda que esta seja esmagada contra a parede permanecerá imutável.

A Verdade Liberta !!! averdadeliberta777.blogspot.com

"Se as pessoas apenas entendessem a tamanha injustiça de nosso Dinheiro e Sistema Bancário, aconteceria uma revolução antes do amanhecer." - Andrew Jackson

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Seja um de nossos seguidores!!!

Arquivo do blog

Minha foto
Ibaté, São Paulo, Brazil
Eu sou cristão protestante da Igreja Presbiteriana Independente de Ibaté, cidade onde cresci e vivo atualmente... Não me considero um religioso, penso que só a religião em si não tem o poder de salvar a alma de ninguém nem transformar uma pessoa corrompida em um cidadão de bem... A religião nada mais é do que uma das instituições que em conjunto formam a sociedade.Assim como a família, a escola, o club,etc... Nada mais servem do que para nos moldar conforme o padrão que a sociedade requer, para que assim possamos viver de forma ''civilizada''... Uma escravidão a qual somos submetidos ao fazer parte da sociedade pois esta é englobada em um sistema rígido, manipulador e opressor... Não sou perfeito como nínguém é, mas apenas tento dar a minha colaboração a essa pobre gente como eu,(a grande massa), que já está tanto cansada de lutar e enfrentar tantas mentiras... Sou apenas mais um louco idealista neste mundo capitalista.